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Melhores práticas para o gerenciamento de equipes

08 julho, 2022

Saber como gerenciar uma equipe de trabalho pode significar a diferença entre um ambiente saudável, produtivo e um ambiente tóxico, com baixa produtividade. Por isso, o gerenciamento de equipes tornou-se essencial para o desenvolvimento de qualquer negócio.

Assim, saber como lidar com o gerenciamento de equipes, adotando as melhores práticas tem impacto profundo nos resultados obtidos por uma empresa.

Vamos descrever as melhores práticas para gerenciamento de equipes. Confira!

Como ter bom gerenciamento de equipes

Para começar, é essencial definir o que é uma equipe. Uma equipe é muito mais que só um grupo de pessoas que trabalham em um mesmo lugar ou para uma mesma empresa.

Uma equipe é um grupo de profissionais, interdependentes, os quais possuem objetivos em comum e que confiam um nos outros. Todos na equipe são importantes, têm talentos e precisam trabalhar, em conjunto, para atingir os objetivos traçados.

Dessa forma, há boas práticas para o gerenciamento de equipes que devem ser adotadas por empresas que buscam alta performance nos negócios.

Defina metas claras e foco na produtividade

O primeiro passo é estabelecer metas claras para o grupo. Ou seja, não adianta simplesmente dizer que é necessário aumentar as vendas em 10%, sem dizer como isso será feito. Haverá mais produtos em estoque? Foi aumentado o número de colaboradores?

Ou então, vai iniciar-se uma nova campanha de marketing, para que os produtos sejam mais divulgados?

Além disso, é essencial que a meta traçada seja compatível com o grupo. Não adianta desejar que haja um aumento de 50% nas vendas, se a loja amarga prejuízos constantes. Um passo por vez. Primeiramente, é necessário sair do prejuízo para então, pensar em expandir.

Outro fator importante é focar na produtividade e não necessariamente no controle de horas. Com a pandemia, o home office se tornou uma realidade para alguns, então, por que não manter essa possibilidade com quem teve bom desempenho nesse período, trabalhando de casa?

Uma opção é adotar um modelo híbrido, com o colaborador vindo em reuniões ou treinamentos, mas podendo trabalhar de casa, caso isso seja possível.

Obviamente, o trabalho presencial é muito necessário e há áreas em que ele não pode ser substituído por home office. Mas, lembre-se, o objetivo principal é a produtividade. A empresa que tiver isso em mente, certamente, conseguirá lidar melhor com a equipe do que aquela que somente faz o controle justo de horas trabalhadas.

Delegar tarefas também é uma arte

Algo que dificilmente os gestores entendem é que diferentes colaboradores podem ter talentos diferentes.

Com isso, na hora de delegar as funções, procure saber qual colaborador se dará melhor com qual função. Há colaboradores excelentes com lidar com clientes, já outros lidam melhores com números.

Lembre-se que todos são importantes na equipe e que cabe ao gestor saber delegar corretamente as funções necessárias.

Confiança e cultura de excelência

Uma empresa deve sempre promover uma cultura de excelência. Portanto, os objetivos devem ser traçados e orientados, sempre com relatórios regulares, mas buscando a excelência em todos os processos.

Algo importante é demonstrar confiança na equipe. Se o gestor deixa claro que não acredita que os colaboradores sejam capazes de entregar aqueles resultados, certamente, não haverá motivação para que esses colaboradores busquem tais resultados.

Por isso, o gestor deve sempre demonstrar que confia em seus subordinados, exigindo a excelência também deles, mas com respeito.

Apontar o dedo e culpar não adianta

Em toda empresa, sempre ocorrem falhas em algum dos processos. Isso faz parte da rotina. O importante é descobrir porque o erro ocorreu e adaptar os processos, para que esse erro não ocorra novamente.

Em muitas instituições, o medo de errar é tão grande que nenhum colaborador se arrisca com criatividade, justamente por saber que o gestor, caso o resultado não seja positivo, apenas apontará o dedo e culpará quem tentou resolver o problema.

Assim, a equipe fica acomodada e também não cresce, pois, o crescimento só vem com tentativas de novos caminhos.

Além disso, é essencial que o gestor nunca responsabilidade o colaborador na frente da equipe, adotando uma postura para humilhá-lo. De fato, isso além de não ser bom para o ambiente da empresa, pode ainda gerar um processo por assédio moral contra o gestor.

Se só o líder toma decisões, o erro está no líder

O líder de uma equipe deve ser capaz de orientá-los de uma forma que os colaboradores saibam o que fazer, quando precisarem tomar decisões.

Dessa forma, se todo colaborador vem até você antes de cada decisão, com medo ou porque não sabe o que fazer, o erro está no líder, que não os orientou adequadamente.

No caso, há decisões que devem ser repartidas, já outras devem ser tomadas pelo próprio colaborador no momento certo. E para isso, o papel do líder na orientação dos membros da equipe é essencial!

Com a adoção dessas boas práticas de gerenciamento de equipes, o ambiente em seu local de trabalho será bom, produtivo e bastante propício para que os resultados sejam atingidos da melhor forma!

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