Como escolher um funcionário para uma loja pet shop
Escolher um funcionário para uma loja petshop pode ser um grande desafio! Afinal, as taxas de desemprego andam bem altas e é preciso saber escolher dentre os vários candidatos que certamente aparecerão quando você anunciar uma vaga.
Mas, então como escolher um funcionário ideal para uma loja petshop? Será que existem alguns fatores essenciais que podem facilitar esse processo de escolher um bom candidato para o seu estabelecimento do ramo pet? Siga essas dicas que te ajudarão nessa escolha!
1 – Tem que gostar (e muito!) de animais
Parece óbvio, mas qualquer funcionário para uma loja petshop tem que gostar de animais. Na verdade, o funcionário deve amar conviver com bichinhos de estimação.
Perguntas simples, no momento da entrevista, como “você tem animais de estimação?”, ou então, “já conviveu bastante com animais de estimação?”, “pretende ter animais de estimação em casa?”, podem te dar dicas se aquele candidato a trabalhar em seu petshop realmente gosta de animais.
Candidatos que não têm animais, nunca cuidaram de um bichinho de estimação e nem desejam ter bichinhos de estimação em casa tem baixa probabilidade de realmente gostar de animais. E para trabalhar em um petshop, o colaborador precisa gostar bastante de conviver com animais de estimação.
2 – Organização é essencial
Para conseguir manter um petshop limpo e organizado, você precisa contar com colaboradores que também sejam organizados.
Por isso, a organização é uma característica muito importante e desejável nos candidatos para trabalharem em seu empreendimento.
Lembre-se de oferecer o treinamento adequado aos candidatos, ensinando-os onde são os locais apropriados para guardarem os produtos, as notas fiscais, dentre os outros itens.
O foco do colaborador é bastante importante também. Portanto, quando você der o treinamento, verifique se o candidato presta atenção ao que você fala, durante o treinamento dado, ou está distraído com o celular, olhando as redes sociais, por exemplo.
Esse é um bom exemplo de um colaborador que pode não ter o foco necessário para a vaga que concorre.
3 – Ter conhecimento mínimo de informática
Atualmente, os pet shops são bastante informatizados. Ou seja, está no computador o controle de estoque, o registro de vendas, dentre vários outros itens, os quais fazem parte do dia a dia de um estabelecimento voltado para área pet.
Por isso, ter o conhecimento mínimo de informática auxiliará muito esse funcionário no trabalho do seu estabelecimento.
É fundamental oferecer um treinamento, sobretudo sobre o software e como funcionam os sistemas integrados do seu pet shop. Mas, caso o funcionário já tenha conhecimento sobre isso, certamente é um ponto bastante positivo para sua contratação.
4 – Boa comunicação
Em um pet shop, o colaborador vai interagir com tutores e também com outros colaboradores que farão a entrega de produtos, por exemplo. Por isso, esse colaborador precisa saber como se comunicar.
De fato, a comunicação é um ponto chave no bom funcionamento de qualquer estabelecimento. Por isso, escolha colaboradores que saibam se comunicar bem com os membros da equipe, com a chefia e também com outros funcionários de outros estabelecimentos com os quais vocês têm contato.
Veja também como cada funcionário trata os tutores, pois, essa comunicação deve ser sempre feita de maneira bastante respeitosa e educada.
5 – Agilidade
Outro fator bastante importante em relação a um pet shop é a agilidade de seus colaboradores. Quando você pensa em todas as obrigações que esse colaborador terá em seu estabelecimento, você notará como a agilidade é importante.
Afinal, se seu pet shop oferece serviços de banho e tosa, ter agilidade de cuidar do pet é essencial, para que o banho e a tosa levem o tempo adequado, não estressando o animal.
Além disso, muitas vezes, o colaborador terá que receber tutores a procura de produtos específicos, atender ao telefone, registrar uma venda… Enfim, tudo ao mesmo tempo! Portanto, esse colaborador precisa ser ágil, para desempenhar todas essas tarefas de maneira adequada.
6 – Experiência
Quando se considera um colaborador que já trabalhou em outro pet shop e tem experiência nesse tipo de empreendimento, certamente ele sai na frente de outro que não tem. Mas, experiência não é tudo!
Por isso, pegue as referências no trabalho anterior desse colaborador e veja porque ele/ela não trabalha mais no antigo estabelecimento. Converse com quem o (a) contratou antes, quais eram seus pontos positivos.
Entretanto, experiência não é um ponto decisivo. Você também pode contratar um colaborador sem experiência e ensinar o que esse profissional precisa saber, para trabalhar em seu estabelecimento.
Lembre-se que colaboradores com experiência também podem vir com vícios de outros estabelecimentos. Por isso, é importante passar as instruções corretas, como você deseja que os processos sejam feitos no seu estabelecimento.
Seguindo essas 6 dicas, você certamente não terá dificuldades em contratar um funcionário para seu pet shop, que auxilie tanto no dia a dia, como no crescimento do seu negócio também.
Gerenciar pessoas não é uma tarefa fácil. Complemente sua leitura lendo a publicação sobre as Melhores práticas para o gerenciamento de equipe. Para ler é só clicar nesse link.
A Padaria Pet é uma rede especializada na distribuição de petiscaria e confeitaria para cães e gatos. Temos um modelo de negócios para franqueados. Nossas franquias possuem produtos diferenciados, fabricação própria e design moderno.
A Padaria Pet conta com três tipos de franquias: a loja padrão, a partir de 100m², a express, a partir de 50m² e o quiosque, a partir de 6m². Para a ABF 2022, a rede trouxe um novo modelo de negócio, o contêiner com mais de 12m² que pode ser ideal para cidades verticalizadas, que carecem de espaço e segurança para os pets. Clique no link e conheça os modelos disponíveis para se tornar um empreendedor pet!
Vale ressaltar que, esse ramo de negócio, além de ser algo lucrativo, também ajuda a levar uma vida digna aos animaizinhos. Leia mais sobre sobre franquia de padaria pet neste link.
Até o próxima publicação!