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18/08/2021
Arquelau So

#tópicos

Validação do negócio: como a Padaria Pet ganhou o mercado?

18 agosto, 2021

A validação do negócio foi uma etapa muito importante da Padaria Pet, já que ela nasceu após uma jornada intensa de tentativas e erros, até que encontramos a fórmula certa para o sucesso.

A Padaria Pet surgiu quando os irmãos e sócios fundadores, Ricardo e Rodrigo Chen, estavam em uma viagem aos Estados Unidos e entraram num café que serviam bebidas e cookies.

Ao pedirem dois cafés e 2 dois cookies, a atendente olhou para cara deles e simplesmente disse: “Isso não é para vocês… é para cachorros”.

Iniciando o processo de validação do negócio da Padaria Pet

Ao retornarem ao Brasil em 2011, começaram a pesquisa sobre o mercado pet e iniciaram o desenvolvimento de alguns produtos com especialistas e passaram a revender para petshops.

Desde então, hoje a empresa possui uma fábrica, 20 unidades de franquia em operação e revende parte dos produtos da marca para mais de 600 estabelecimentos.

Entretanto, você acha que o crescimento foi tão natural assim? De forma tranquila e linear? Em várias entrevistas que eu já dei, os jornalistas perguntam qual é o segredo da Padaria Pet?

É um conjunto de vários fatores, mas costumo dizer que um dos fatores fundamentais para as nossas conquistas com certeza é nossa consciência de assimilar o fracasso de produtos, serviços ou modelos de negócios que não deram certos, corrigi-los, modelá-los e lançá-los novamente.

Exemplos de validação de negócio na prática

Um dos nossos carros chefes, líderes das curvas ABC, certamente é a pipoca para cães. Entretanto, muitos não sabem que a pipoca veio de um ajuste de um outro produto que era um cereal para cães.

Apesar da ótima ideia do cereal, ela não emplacava nas vendas e fez com que avaliássemos uma outra alternativa. A melhoria na embalagem e mudanças na coloração fizeram com que a pipoca torna-se um dos produtos mais vendidos em nossas franquias.

Esse é um dos exemplos de muitos outros da Padaria Pet, posso até dizer que erramos mais do que acertamos. E isso não acontece somente conosco não… grandes empresas são frutos de tentativas e erros.

Por exemplo, atualmente o YouTube é uma das plataformas mais usadas para armazenamento e compartilhamento de vídeos online. Fundada em 2005, pelos empreendedores Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, a ideia inicial da startup era atuar como um serviço de vídeo para namoro online.

Com problemas para crescer, decidiram focar somente no compartilhamento de vídeos. Em 2006, o Google comprou a startup por 1,65 bilhões de dólares.

O que deve ser considerado ao longo do processo de validação?

Mas tem um ponto importantíssimo que a gente aprendeu, ouça os seus clientes e funcionários, compreenda a opinião deles, na maioria das vezes eles tem ideias brilhantes para realizar as melhorias do seu produto ou serviço.

Se você deseja lançar um produto ou serviço novo, mas não tem tantos recursos financeiros ainda, teste com seus amigos, familiares, vizinhos ou em uma determinada comunidade ou região primeiro. Escute-os para entender o que você precisa melhorar ou ajustar.

E depois, na medida em que a demanda aumentar, amplie para outros locais e ESCUTE novamente os parceiros e clientes.

Essa jornada de tentativas e erros não se trata somente de uma forma de subir a sua régua como empreendedor, é uma forma de evoluir como ser humano, pois é passar a ter a capacidade de DESAPEGAR de sua ideia original e saber que terá que se livrar de certos egos enraizados lá no fundo da nossa mente.

Qual foi o diferencial do sucesso para a Padaria Pet?

Ângela Duckworth, pedagoga e pesquisadora, largou a vida corporativa, tornou-se psicóloga e professora de escolas públicas em Nova York, e iniciou pesquisas com centenas de profissionais das mais diversas áreas, desde acadêmicos, militares e executivos de empresas privadas.

Ela chegou à conclusão de que o elemento essencial do sucesso não foi o QI mais elevado, não foi a maior inteligência social, boa aparência ou nível social, foi uma palavra em inglês muito difícil de achar uma tradução certa para o Português, mas a melhor expressão seria “GARRA” ou em mandarim 堅持 (jian chi).

Segunda Ângela, garra significa paixão e perseverança em objetivos de longo prazo, é ter resistência e foco nas metas, dia após dia, olhando para o futuro.

A garra não é uma corrida de 100 metros, mas sim uma maratona.

Ela ressalta que uma forma de desenvolver a sua garra é ter a consciência de que falhar não é uma condição permanente! E ela tem total razão!

Aqueles que se sucedem não são os mais inteligentes ou talentosos, são aqueles que vão até o final com os seus compromissos e não se abalam com os erros e falhas.

Para inovar, não tem jeito, vocês irão errar, testar, errar de novo, mas podem ter certeza de que, se sua visão estiver bem clara e com foco, você vai alcançar os resultados!

E assim, a Padaria Pet chegou até o sucesso, e segue evoluindo! Evoluindo produtos, processos, pessoas e gestão, tudo para manter um processo de melhoria contínuo, entendendo que todos somos passíveis de falhas, e necessitamos estar em constante evolução.

A base da Padaria Pet está pautada na Garra, como disse Ângela, pois precisamos cair e levantar muitas vezes, para chegar até onde chegamos, e ainda estamos na maratona, e pretendemos seguir sempre disputando, com novos desafios e “prêmios” em cada uma das chegadas!