Skip to main content


26/04/2022
Arquelau So

#tópicos

Por que a alimentação natural para gatos ajuda a melhorar a qualidade de vida

26 abril, 2022

A alimentação natural para gatos pode ser tão interessante quanto o é para humanos. Afinal, ela busca na natureza os nutrientes essenciais para o bem-estar e desenvolvimento do organismo e das estruturas básicas dele.

Cada vez mais tutores de gatos optam por esse tipo de alimentação para os seus pets. Mas por que esse tipo de refeição faz tanto sucesso? Vale a pena apostar nela? Continue sua leitura e entenda como ela funciona, suas vantagens e cuidados.

O que é a alimentação natural para gatos

Diz-se natural a alimentação que deixa de lado os alimentos industrializados para dar preferência aos que são preparados em casa. Portanto, nesse caso, é abrir mão da razão industrial para cozinhar e preparar refeições para seus pets.

No caso dos gatos, a alimentação natural se baseia em proteínas, principalmente. Além disso, deve ter cuidado para evitar alguns alimentos naturalmente presentes na dieta humana, mas que são tóxicos aos felinos.

Dentre os alimentos que se dizem naturais estão preparos com carnes magras, sem adição de sal. Elas podem ser combinadas a vegetais (escolhidos a dedo) e até mesmo frutas. Dessa forma, encontram-se os nutrientes essenciais diretamente na natureza.

Quais são as vantagens da alimentação natural para gatos

Existem diversos benefícios que você pode encontrar ao adotar a alimentação natural para animais domésticos. Conheça alguns dos principais e, depois, cuidados que devem ser tomados ao seguir esse caminho na dieta do gato.

Saiba exatamente o que seu gato come

Em primeiro lugar, ao adotar a alimentação natural para gatos é possível saber exatamente o que o pet consome. E, com isso, ter maior controle sobre sua saúde no geral, uma vez que os alimentos são fontes dos nutrientes dos quais necessitam.

Evite conservantes

Outro ponto interessante é que ao optar pela alimentação natural é possível evitar que os gatos consumam conservantes. Eles são artificiais e fazem tanto mal aos bichanos quanto podem fazer para os humanos.

Livre-se dos corantes

Não são apenas os conservantes que são evitados por meio da adoção da alimentação natural. Os corantes, tão perigosos à saúde quanto outros elementos industriais, também são nocivos.

Controle do sódio

A partir da adoção da alimentação natural é possível controlar o consumo de sódio. E isso é de grande importância, principalmente porque os gatos têm tendência ao desenvolvimento de doenças urinárias e renais.

Uma vez que os alimentos naturais dispensam o sódio, é possível evitar que eles estejam na tigela do bichano. Afinal, por mais que as marcas indiquem controle do ingrediente na ração, testes demonstram que isso nem sempre é verdade.

Alimentação balanceada e personalizada

Quando se adota a alimentação natural o pet passa a contar com uma dieta personalizada, feita especialmente para ele. Não só isso, mas também balanceada, uma vez que é preparada de acordo com os nutrientes dos quais ele necessita.

Melhoria em tratamentos

Por fim, a alimentação natural é perfeita para adequar a dieta dos bichanos aos eventuais tratamentos de saúde pelos quais estejam passando. Por exemplo, em caso de dieta para emagrecimento (por obesidade felina) ou para tratamentos renais.

De qualquer forma, ela dá espaço para que haja o desenvolvimento de alimentos que respeitem o atual momento do gatinho e as suas necessidades especiais. Os tratamentos, então, tendem a ter uma guinada para o sucesso e para a recuperação mais rápida do felino.

Cuidados ao preparar a alimentação natural para gatos

A alimentação feita em casa, com base em ingredientes naturais – tais como vegetais e carnes – pode somar em muito à saúde do gato. Todavia, alguns cuidados são necessários para que se evitem acidentes e problemas.

Em primeiro lugar, nem tudo o que vai ao prato humano pode ir à tigela felina. Por exemplo, os gatinhos devem ficar longe de alimentos tais como cebola e alho, que são tóxicos para eles.

Da mesma forma, produtos lácteos devem ficar de fora da alimentação natural para gatos. Por mais que desenhos e filmes tenham vendido a imagem de gatinhos bebendo tigelas de leite, isso nada mais é do que fantasia.

Assim que começam a desmamar, os gatos desenvolvem intolerância à lactose. E, por isso, leite e seus derivados tendem a causar reações alérgicas que podem ser bem desagradáveis.

Outro ponto importante é que a carne faz parte da alimentação natural para gatos. Contudo, ela sempre deve ser apresentada cozida, pois pode conter parasitas que farão mal ao pet. Ainda, sempre deve-se dar preferência às carnes magras, com pouca gordura.

Por fim, é importante que o veterinário possa orientar os tutores de gatos para acertarem nas proporções de alimentos ao prepararem a alimentação natural. Somente assim será possível garantir os benefícios que ela pode trazer à vida do bichano sem que haja perigo.

Com isso, é possível apostar em alimentos preparados em casa para somar ao bem-estar e saúde do gato.

 

Você sabia que a Padaria Pet possui em seu catálogo de produtos comida natural para cães e gatos em latas de 280g? Sem conservantes, transgênicos, aromatizantes e corantes artificiais. Ingredientes frescos e saudáveis cozidos à vapor, rico em fibras e vitaminas.

A Padaria Pet se preocupa em fabricar rações modernas e nutricionais para todos os tipos de espécies. Assim, ao investir em uma alimentação de qualidade, os melhores amigos dos seus clientes se desenvolverão de maneira muito mais saudável.

Torne-se um empreendedor pet!   Conheça nosso modelo de negócios. Clique no link e conheça os modelos disponíveis para se tornar um empreendedor pet!