Pet nas férias escolares
As férias escolares com pet em casa pode ser um período complicado, principalmente quando não existe preparação. Apesar de muitos adultos não estarem de férias, as crianças estão presentes em casa.
Mas, pode ser um período mais estressante para seu pet, pois ele pode não estar preparado para a divisão de espaço, e principalmente de atenção. Contudo, ainda é um período muito importante para ambos.
É necessário entender que em um curto espaço de tempo, haverá duas mudanças bruscas, o primeiro momento a companhia 24 horas por dia, e após alguns dias, apenas em um período por dia, o que pode ocasionar mudanças comportamentais.
Para evitar que esse tipo de problema aconteça, é necessário seguir alguns cuidados durante as férias.
Por que as férias escolares podem modificar o comportamento dos pets?
O período mais concorrido de férias é o mês de Dezembro. Logo, em Janeiro, os tutores estarão de volta aos seus trabalhos, mas graças as férias escolares, as crianças estarão em casa, e devido ao verão, dias claros por mais tempo, a brincadeira não tem limites.
E, com mais tempo para ficar com a sua família, não há nada mais especial do que aproveitar esses períodos com o seu animal de estimação. Enfim, existem várias atividades que você pode realizar com eles, principalmente para aproveitar da melhor maneira.
Porém, quando esse período de diversão acaba, as crianças voltam para a escola. E, como passaram boa parte das férias escolares com o pet, se divertindo e brincando, esse momento pode ser extremamente difícil.
Uma hora estão aproveitando da melhor maneira com os animais de estimação e, na outra, isso terminou. Esse tipo de situação modifica toda a rotina que havia sido criada anteriormente, prejudicando o comportamento dos animais de estimação.
Ou seja, ao contrário das crianças, os animais de estimação não têm compromissos escolares, tornando a separação complicada e criando um sentimento de abandono em seu melhor amigo.
Mas é possível contornar esse sentimento nos pets, veja algumas dicas a seguir!
O que fazer para evitar que isso aconteça?
Assim que as férias escolares chegarem ao fim, especialistas recomendam que a família se envolva em uma espécie de “força tarefa”, que seria para preparar o pet para esse período, de forma que eles não se sentem afastados dos tutores.
Assim como as crianças, os pets gostam de brinquedos, mas preferem a companhia e o convívio com pessoas. Atualmente, as crianças estão mais envolvidas com eletrônicos, mas se outra opção for oferecida, também serão aceitas.
Com os animais de estimação, ocorre da mesma forma. Se não houver outra opção, os brinquedos serão sua distração.
Portanto, quando esse tipo de situação não é possível, é necessário criar um ambiente que crie essa compreensão nos animais de estimação. Isso faz com que eles se adaptem da melhor maneira durante as férias escolares das crianças.
Lembre-se de conversar com os seus animais de estimação frequentemente, além de fazer afagos neles, reservar um tempo para dar atenção.
Além disso, outros cuidados são necessários:
- Água sempre fresca;
- Ração de qualidade;
- Petiscos de qualidade nos horários de lazer;
Quando você segue essas pequenas atitudes no dia a dia, o animal de estimação se acostuma.
O que fazer quando os animais de estimação não participam de viagens em família?
Se você optar por deixar o seu animal de estimação em casa, uma ótima opção é o hotel para cães e gatos.
Porém, lembre-se de reservar esses locais com antecedência, pois as melhores alternativas costumam lotar nessa época do ano.
Assim que você escolher o hotel adequado, verifique quais são as atividades disponíveis no local para que o seu animal de estimação seja entretido.
Verifique quais são as exigências para entrar no hotel, principalmente para evitar problemas de última hora relacionados a isso.
Além disso, se você deixar o seu animal em casa, é importante que uma pessoa de confiança da família tome conta dele.
Lembre-se que ele será responsável por cuidar do seu melhor amigo em todas as circunstâncias, e deve existir a preocupação em dar atenção, brincar e entender as necessidades do animal.
É muito comum que a alimentação, na ausência dos tutores, fique prejudicada, já que o pet perde o apetite. Por isso, quem estiver responsável pelos seus cuidados, deve estar atento e oferecer petiscos saudáveis como forma de estímulo.
Quais atividades realizar com o seu animal de estimação?
Durante as férias escolares pet, existem várias atividades que os tutores podem realizar com seus animais de estimação. Essa é a melhor maneira de aproveitar os momentos, se divertindo!
- Esconder objetos ou petiscos;
- Interagir frequentemente;
- Oferecer brinquedos com petiscos;
- Usar bolinhas.
Portanto, durante as férias escolares pet, não deixe de aproveitar todos esses momentos com sua família, amigos e seu melhor amigo peludo!
E, assim que esse período chegar ao fim, adaptá-los na nova rotina.
Você já conhece os petiscos e os brinquedos da Padaria Pet? Acesse nosso catálogo e conheça nossas delícias diferenciadas, como sorvetes, cervejas, sucos, cookies, bolos, brigadeiros, bombons e brinquedos de qualidade que os pets vão amar.
Agora se o seu sonho é ser um empreendedor pet você pode se tornar um fornecedor homologado ou abrir uma franquia da Padaria Pet. Conheça nosso modelo de negócio e escolha qual o melhor investimento de acordo com o seu perfil do empreendedor, valor de investimento, região onde pretende atuar e sua estratégia de negócios.
Vem com a gente!