Skip to main content


14/02/2024
Angelica

#tópicos

Parceria impulsiona digitalização para pequenos estabelecimentos pet

14 fevereiro, 2024

Em uma iniciativa pioneira, a PetMoura e a Napp Solutions uniram forças para acelerar a transformação digital no mercado pet, proporcionando aos pequenos estabelecimentos a oportunidade de ampliar suas vendas e aumentar o faturamento por meio do comércio online. Desde o final do ano passado, o projeto já conquistou a adesão de 30 pontos de venda nos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

O desafio enfrentado pelos pet shops de menor porte para ingressar no ambiente digital é reconhecido pela PetMoura, como destaca Franklin Santos, gerente de produto da empresa. Ele ressalta a importância de acelerar esse processo para que esses estabelecimentos não percam espaço diante da crescente concorrência. Essa preocupação é respaldada pelos dados recentes do Instituto Pet Brasil, que indicam que as transações via e-commerce movimentaram expressivos R$ 4,6 bilhões em 2023, com 68% desse montante concentrado em plataformas digitais e grandes pet shops.

Com a meta ambiciosa de alcançar mil lojas participantes até o final de 2024, o projeto já despertou interesse de varejistas no Nordeste. A proposta de digitalização do mercado pet, na prática, consiste em levar os produtos das lojas físicas para o ambiente online sem exigir dos gestores a preocupação com fotos, descrições, estoque ou preços. A Napp Solutions, parceira principal do Google na América Latina, gerencia todo esse processo.

Segundo Murilo Cozar, gestor de sell out da Napp Solutions, o primeiro passo é otimizar e gerenciar o cadastro no Google Business Profile, destacando a importância de preencher informações essenciais, como número de telefone, horário de funcionamento e localização. Ao ativar todas as funcionalidades desse perfil no Google, os pet shops podem expor todo o seu portfólio de produtos, permitindo aos consumidores conhecer preços e disponibilidade antes de visitar a loja física.

A presença 100% no Google é considerada crucial para a digitalização do mercado pet, aumentando a visibilidade da marca e direcionando mais tráfego para a loja física. Após essa etapa, o próximo passo é ingressar em canais de vendas online, como iFood, Facebook e Instagram, antes de explorar marketplaces maiores.

Os resultados são expressivos, com um aumento médio de 12% no número de ligações e entregas utilizando o Google Business Profile, e de 6% a 10% no faturamento ao integrar o iFood. Além disso, o volume de dados gerados por essas plataformas empodera o pequeno varejo pet, estreitando laços com a indústria e a distribuição. Essa abordagem promete profissionalizar a cadeia, aprimorar o abastecimento e proporcionar oportunidades de investimento em mídia por parte da indústria em estabelecimentos menores.

A PetMoura está em contato com a Andipet e o Instituto Pet Brasil para fortalecer parcerias e impulsionar ainda mais a profissionalização do mercado pet no Brasil.

Fonte: Panorama PetVet com adaptação da equipe Padaria Pet