Um recente estudo liderado pela veterinária Lisa Horn, da Universidade de Viena, lança luz sobre a perspectiva que os cães têm de seus donos, sugerindo que os veem mais como pais do que simples companheiros.
O experimento, que envolveu 22 cães divididos em três grupos, revelou que os cães tendem a se comportar de maneira mais confiante e motivada na presença de seus donos. Quando os proprietários estavam presentes e encorajavam a interação, os cães mostraram maior interesse em atividades lúdicas, indicando um forte vínculo emocional.
No entanto, quando os donos foram substituídos por estranhos, mesmo acompanhados, os cães demonstraram menor interesse em brincar, sugerindo que veem seus donos como uma fonte de segurança e conforto.
Lisa Horn sugere que os cães possuem uma “área de segurança”, semelhante ao apego que as crianças têm aos seus pais, onde se sentem mais motivados e confiantes na presença de seus donos.
Essa descoberta lança nova luz sobre a relação entre humanos e cães, explicando muitos comportamentos caninos que se assemelham aos das crianças em relação aos seus pais.
FONTE: O Segredo, com adaptação da equipe Padaria Pet.