Skip to main content


18/08/2021
Arquelau So

#tópicos

Lições fundamentais sobre empreendedorismo e gestão

18 agosto, 2021

Empreender é um processo que necessita de estudo e aprendizagem, mas além disso, é importante manter a autocrítica e validação do seu próprio processo.

Você já se questionou por que mesmo trabalhando 12h ou 15h por dia, você tem a sensação de que não está dando conta de tudo, e que você pensou que ter seu próprio negócio seria completamente diferente?

Já pensou isso? Agora, faça alguns questionamentos sobre sua rotina:

  • O que você gere atualmente no seu negócio?
  • Quantas horas você aloca do seu dia para gestão estratégica do seu negócio?

Após as respostas, pense: “Você é um gestor?” ou “Um empregado de si mesmo?”! Se questione e confronte sobre as respostas que você encontrou, para que você consiga entender o que precisa ser melhorado.

Ser empreendedor de uma loja ou de várias lojas é como aqueles malabaristas que giram vários pratinhos e o objetivo principal é não deixar que nenhum dos pratos caiam.

Você cuida do estoque, do caixa, contas a pagar, contas a receber, relação com funcionários, fornecedores, marketing, ou seja, você deve manter vários pratinhos girando.

E você conseguirá girar tudo sozinho?

No começo da operação você até consegue, mas no decorrer dos meses ou anos, o dia-dia irá te desgastar e te consumir de uma tal maneira que o simples fato de sair de casa para trabalhar se tornará um parto, da mesma maneira quando você trabalhava naquela empresa ou com aquele chefe que você não suportava.

Quais são as lições fundamentais do empreendedorismo e gestão?

Se você realmente deseja que seu negócio cresça, você terá que aprender a GERIR PESSOAS, o que isso realmente significa? Existem 3 lições fundamentais:

1ª lição: Escolha quem te complemente

Se você tem facilidade com finanças, não vá contratar uma pessoa que fará tarefas que você tem facilidade de resolver de forma ágil.

Se você não é uma pessoa que consiga mediar conflitos (ou não tenha paciência para isso), quem sabe contratar uma pessoa agregadora que possa contribuir na união dos vendedores e você foca na gestão financeira da empresa?

As suas horas como dono do negócio valem muito, ou seja, você deve se monitorar para não gastar a maior parte de suas horas nas tarefas do dia-dia da loja, caso contrário, isso te prejudica em ter uma visão geral do seu negócio, buscar no mercado (ou até de um competidor) novidades que possam ser aplicados nas vendas, comunicação, estoque, financeiro de sua empresa.

Ao comparar a saga dos heróis da Marvel, cada um possuía diferentes personalidades, poderes e fraquezas, mas unidos conseguiram salvar o mundo de Thanos.

2ª lição: Delegue as tarefas aos seus colaboradores.

Se você realmente deseja crescer e expandir os seus negócios, não tem jeito, você terá que delegar, por mais que isso possa doer para alguns empreendedores.

Não tenha medo de perder a qualidade do atendimento, da performance dos serviços e entrega ou da imagem da empresa. Se você está com medo, vá com medo mesmo!

3ª lição: O que fazer para não perder a qualidade?

Se você acredita que alguém não fará tão bem, se for comparado com o que você faz, você precisa investir em treinamento de qualidade. Treine de forma exaustiva, até que ela se torne melhor do que você.

Edson Bueno, ex-CEO da Amil, um dos poucos bilionários brasileiros que foram listados na revista Forbes, dizia que o diferencial para alcançar o topo é e sempre será “selecionar pessoas com potencial e treiná-las exaustivamente em busca de um sonho”.

Ele leva isso tão a sério que por muito tempo seu título no cartão de negócios não era presidente, e sim gerente de treinamento! (trecho extraído do livro: “Bi.lio.nár.ios: o que eles têm em comum além de nove zeros antes da vírgula?”, Geromel, Ricardo).