Skip to main content


15/04/2022
Arquelau So

#tópicos

Expectativas do mercado pet para 2022

15 abril, 2022

Apesar da recessão econômica que acompanha épocas de crise como a da pandemia, alguns mercados se destacaram e cresceram. E um deles é o mercado do pet shop, que trouxe ganhos bem significativos para o setor.

Igualmente, existem indícios de que esse crescimento não será pontual e não ficará no passado. Isso, então, pode ser um empurrãozinho para quem sonha em investir na área, mas ainda não deu os primeiros passos para colocar isso em prática. Afinal, por que não pegar a onda desse crescimento?!

Abaixo, então, conheça mais sobre como o mercado do pet shop se manteve durante a pandemia e quais são as tendências para ele neste ano.

Pandemia impactou o mercado, inclusive de pet shops

Conforme dados de uma pesquisa promovida pela ABINPET, a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, em 2021 o mercado pet cresceu 13,5% em relação ao ano anterior.

Dentre os setores que se destacaram estão, por exemplo, o de Pet Care. Ele corresponde aos investimentos em cuidados com os animais e vai desde os acessórios para adaptação da casa até a higiene e o embelezamento.

Só este mercado, para se ter noção, cresceu 9,5% em relação ao ano de 2020. Outros setores que se destacam são o da alimentação, bem como os de tecnologia para pets. Portanto, o mercado pet encontrou formas de se destacar e aumentar seu lucro.

Esse aumento do mercado acompanha, aliás, o aumento do número de pets no Brasil. Segundo uma estimativa do Radar Pet, o número de animais domésticos aumentou, em 2021, 30% em relação ao ano de 2020.

Quais são as expectativas do setor de pet shop para 2022

O ano de 2021 não é o único promissor para o nicho dos pet shops. O setor animal tende a crescer cada vez mais. De acordo com a ABINPET a expectativa é que em 2022 o mercado voltado aos animais de estimação cresça 22%.

Assim, percebe-se que há uma constância de crescimento que deve se manter por muito tempo.

Quais são os nichos de pet shop mais promissores

Se você chegou até aqui já deve ter percebido que o nicho de produtos para animais de estimação continua sendo promissor.

Aliás, não se engane pensando que esse mercado pertence às grandes empresas. Em verdade, de acordo com a revista Exame, apenas 10% dele está concentrado em grandes corporações; os demais 90% estão nas mãos de pequenos e médios negócios.

Portanto, você pode (e deve!) investir nesse setor. Abaixo, confira algumas dicas de nichos que podem ser bastante interessantes no mercado pet!

Comidas para pet

Segundo os especialistas do setor, hoje 50% do lucro do mercado pet vem do nicho de alimentos. Afinal, a alimentação é indispensável seja qual for o animal de estimação do qual estejamos falando. Assim, sempre será algo necessário.

Com o crescimento do número de animais de estimação no Brasil, então, é natural que as vendas do setor de alimentos para pets também cresça.

Saúde pet

A saúde pet também é de grande importância. Ela inclui desde cuidados com higiene até consultas veterinárias, exames, castração, vacinas e serviços que promovam o bem-estar do pet tais como espaços de socialização e cuidadores.  Uma vez que é crucial para o bem-estar dos animais de estimação, ela também é promissora!

Tecnologia pet

Surgem cada vez mais novas tecnologias que se voltam aos animais de estimação. Afinal, os tutores estão aumentando significativamente seus investimentos em prol do bem-estar dos seus pets.

Assim, itens tais como babá eletrônica, ferramentas automatizadas (como comedouros ativados por botão) e chips de identificação se tornam cada vez mais comuns. Desse modo, também é um nicho interessante para investir!

Embelezamento

Ainda, o embelezamento dos pets continua sendo um mercado que gira muito dinheiro. Ele inclui o banho e a tosa, além de itens como roupinhas e penduricalhos para deixar o animal de estimação ainda mais fofo!

Por isso, também é um dos nichos interessantes para se investir, uma vez que mantém um bom público que tende sempre a crescer.

Como aproveitar o crescimento do mercado pet

Para isso a profissionalização é ideal. Invista em cursos que envolvam o trato com animais de estimação, bem como técnicas diversas para tratá-los.

Igualmente, garanta a organização de um negócio amigável e que demonstra sempre o maior cuidado com os tutores e com os pets. Considere contratar um médico veterinário para, então, garantir ainda mais serviços no seu negócio.

Ainda, invista em variedade de produtos, de forma que os tutores de pets encontrem tudo o que precisam em um só lugar. E não esqueça de obter produtos de qualidade.

Por fim, não deixe de investir em divulgação. Use as redes sociais ao seu favor e transpareça todo o amor que você tem no trato com os animais de estimação. Com isso, você poderá fazer o marketing do seu negócio de modo a criar identificação e conversões em clientela.

Esperamos que estas dicas ajude você a conquistar sucesso em seu negócio pet.

Nas lojas da Padaria Pet, você encontra uma variedade de produtos pet de qualidade, entre os produtos está a melhor ração natural para pets. Acesse nosso catálogo e conheça!

Agora se você é ou deseja ser um empreendedor pet você pode abrir uma franquia da Padaria Pet.  Conheça nosso modelo de negócio e escolha qual o melhor investimento de acordo com o seu perfil do empreendedor, valor de investimento, região onde pretende atuar e sua estratégia de negócios.