Skip to main content


18/08/2021
Arquelau So

#tópicos

Concorrentes de mercado: você sabe quem são os verdadeiros?

18 agosto, 2021

Os concorrentes de mercado fazem parte da vida de todo empreendedor, já que em cada segmento existe uma concorrência natural, não necessariamente com os mesmos produtos, mas com ofertas semelhantes e produtos com características semelhantes.

E existem segmentos que são mais competitivos do que outros, e alguns são mais exigentes do que outros. E isso é uma questão que está sempre em voga para os empreendedores, conhecer seus concorrentes de mercado.

Recentemente, um dos franquiados da Padaria Pet fez o seguinte questionamento: “Estou preocupado com o petshop da minha cidade, ele está ampliando o estabelecimento e está iniciando uma revenda com produtos semelhantes, devo me preocupar?”.

Apesar de ser um desafio, isso é um bom sinal, e a resposta foi dada da seguinte forma: “Tenho duas notícias boas: a primeira é sinal de que ele está preocupado, e decidiu sair da zona de conforto. E a segunda, e que você também precisa sair da sua zona de conforto!”.

Por que existe essa preocupação com os concorrentes de mercado?

Essa é uma preocupação muito comum, como falamos no início do artigo, já que os empreendedores tendem a observar atentamente os movimentos dos seus concorrentes! Mas, existe uma teoria criada por Simon Sinek, sobre os jogos finitos e infinitos que é aplicável ao questionamento em questão.

O jogo finito é aquele que tem como objetivo destruir o seu adversário, como acontece nas partidas de xadrez, de tênis de mesa, por exemplo. Ou como nos jogos de basquete, futebol, vôlei, onde você precisa terminar com uma pontuação superior a do seu oponente.

Já no jogo infinito, a diferença é bem grande, o objetivo não é destruir e sim sobreviver, não existem perdedores ou vencedores, existem sobreviventes. Mas, o problema é houver um confronto entre um jogador finito e um infinito.

Nesse caso, um estará lutando pela sobrevivência, sem pensar em eliminar seu adversário, enquanto o outro está movendo “céus e terra” para destruí-lo.

Esse é um exemplo do que acontece no empreendedorismo, existem empresas que estão buscando conquistar seu espaço no mercado, mas em troca querem a eliminação dos seus concorrentes.

Porém, por outro lado, há empresas que possuem uma visão a longo prazo, diferenciadas, que estão trabalhando para a melhoria contínua de processos e produtos, focando em um atendimento de qualidade, sem observar os passos do seu concorrente, esse é o jogador infinito.

Por fim, o jogador infinito conquista as melhores oportunidades, já que está focado no seu crescimento enquanto empresa, enquanto o jogo finito está preocupado apenas com destruir toda a concorrência ao seu redor.

Como se tornar um “jogador infinito”?

Primeiramente, procure identificar onde é possível melhor e inovar, qual maneira podemos nos capacitar e compartilhar habilidades e conhecimentos aos nossos colaboradores.

Seja um jogador infinito cujo adversário é você mesmo. Se desafie, saia da zona de conforto, procure mais conhecimentos, inovações, novos canais de vendas e comunicação.

Não existe nada de errado em analisar os nossos competidores, identificar as falhas e pontos fracos deles, mas desde que não se tem como propósito principal derrotá-lo ou aniquila-lo.

Por isso, entenda que seu principal concorrente de mercado é você mesmo! Os desafios diários não são comparados aos desafios proporcionados por outras empresas do mesmo segmento.

Trabalhe sempre para corrigir processos, otimizando etapas, avaliando os custos, e inovando em produtos e serviços. Estabeleça um canal de vendas, e não esqueça de compartilhar conhecimentos com seus colaboradores.

Dessa forma, você está focado no crescimento do seu negócio, e crescendo no mercado naturalmente!