Como se tornar um cuidador de cachorros
O profissional responsável pelos cuidados do animal de estimação, como os cães é conhecido como cuidador de cachorros. Ele atua em momentos em que os tutores precisam se ausentar, por um período maior de tempo, e não querem que seus cães fiquem sozinhos ao longo desse período.
Atualmente, existem vários formatos e modelos de trabalho para cuidadores com prestação diferenciada de serviços, de forma que atenda a necessidade dos tutores.
Para entender um pouco mais sobre a profissão e iniciar nesse mercado, continue lendo o artigo.
O que faz um cuidador de cachorro
O cuidador pode fazer várias atividades com os cães, de acordo com o tipo de prestação de serviço que foi combinada previamente, como:
- Dar banho;
- Alimentá-lo;
- Passear;
- Brincar;
- Fazer companhia por períodos no dia.
Essas são apenas algumas das atividades que podem ser realizadas pelos cuidadores. Normalmente, os tutores acordam as atividades baseadas na rotina do cachorro, como por exemplo: passeios ao final do dia para fazer as necessidades fisiológicas ou brincar no período da manhã, em casos de cães filhotes que necessitam gastar energia e necessitam de companhia.
Alguns tutores preferem deixar seus cães em uma hospedagem, quando sua ausência será por um período mais longo de tempo, como em casos de viagens. Mas outros preferem que seus cães não sejam da sua rotina, preferindo que o cuidador fique na sua casa.
Quais são os modelos de trabalho de um cuidador de cachorro
Como falamos anteriormente, existem vários modelos desse tipo de prestação de serviço, conheça os principais a seguir.
Hospedagem
As hospedagens, funcionam como hotéis, mas feito especialmente para cachorros, com espaços completos que permitem que os cães se mantenham felizes e saudáveis no período de ausência dos seus tutores. Em alguns locais, é possível ter um espaço exclusivo para o cão, caso ele não seja sociável ou acostumado com outros animais.
Há vários tipos de hospedagens, tem aqueles que oferecem serviços básicos, como a alimentação (de acordo com a rotina do seu cão) e passeios diários, outras já contam com quartos privativos e espaços para brincadeiras.
Outras já contam com alguns serviços adicionais, como banho, tosa, banhos de sol e programação de TV voltada para o entretenimento canino. As hospedagens que contam com serviços diferenciados, normalmente possuem um valor mais elevado, e dependendo da sua localização pode ser que não seja tão próxima da sua residência.
Creche
Já as creches são ambientes que são criados para animais que estão acostumados com a presença de outros cães, já que eles terão constante interação. Mas esse modelo de serviço exige alguns cuidados dos tutores, como:
- Esquema vacinal completo e em dia;
- Vermifugação feita;
- Não estarem com pulgas e carrapatos, e se possível, utilizar coleira anti-pulgas, para mitigar os riscos.
Nas creches, os cães brincam com inúmeros brinquedos além de contato direto com outros animais, além dos cuidados recebidos ao longo do monitoramento dos cuidadores ao longo do seu período. A alimentação e o sono também são monitorados.
Esse tipo de espaço é utilizado pelos tutores durante a semana, enquanto eles estão trabalhando. Dessa forma, seus cães não ficam sozinhos. Nos dias mais quentes, existem creches que dispõem de piscinas, mas com monitoramento e segurança.
Pet sitter
O cuidador de cachorro que atua como Pet Sitter atua na sua própria residência, em ambiente controlado e familiar, normalmente sem contato com outros animais. Um modelo de prestação de serviços que está em alta no Brasil, devido suas vantagens.
Os animais quando são tirados da sua rotina, tendem a ter períodos de estresse e ansiedade, principalmente se ele não tiver o costume de convívio com outros animais. Já com o Pet Sitter, ele estará em um ambiente bem mais tranquilo, onde o cuidador terá o tempo dedicado aos seus cuidados.
O tutor pode escolher entre duas modalidades de serviço:
- O pet sitter fica com o cachorro durante todo o dia;
- Combina visitas periódicas ao longo do dia diretamente na casa do tutor.
A escolha fica à critério do tutor e da disponibilidade do cuidador de cães! Mas é um modelo que tem bastante adesão, principalmente nas grandes capitais brasileiras.
Como iniciar o trabalho como cuidador de cachorro
O cuidador de cachorro é uma profissional para os apaixonados por cães, e gosta de trabalhar cuidando do seu bem-estar. Essa é uma área que não exige prévio conhecimento, mas é necessário ter comprometido e seguir as orientações, pois cada cão tem sua necessidade.
Vamos as dicas para você que quer trabalhar como um cuidador!
Busque por plataformas de intermediação de serviços
O primeiro passo é que você consiga seus clientes e que eles possam avaliar seu serviço, para que boas avaliações chamem outros clientes. Por isso, uma boa solução para que isso aconteça é se cadastrar em plataformas de intermediação de serviços, assim ela conecta você (cuidador) com seu cliente (tutor).
O DogHero é uma das principais plataformas brasileiras, e pioneira nesse segmento. Ali você pode cadastrar o tipo de serviço que será prestado, até que encontre pessoas que estão interessadas.
Tenha um perfil completo como cuidador de cachorros
Na hora de criar seu perfil nas plataformas de prestação de serviço, atente-se as informações que são necessárias para a prestação do serviço, como:
- Contatos telefônicos;
- E-mail;
- Redes sociais;
- Atividades que você irá executar (passear, cuidar, brincar, alimentar, entre outros);
- Se tiver cursos na área, coloque também;
- E se já tiver experiência, não esqueça de adicionar!
Preste um bom atendimento
Essa é a base para qualquer negócio, mas principalmente para aqueles que querem ser um cuidador de cachorros, o bom atendimento é necessário para que o tutor tenha confiança no seu trabalho e possa te indicar para outros amigos que precisam do mesmo serviço.
Quando o atendimento não é bom, o tutor não confia em deixar seu cão com o profissional, fazendo com que o negócio não flua como o esperado!
Você sabia que as franquias da Padaria Pet oferecem um espaço de convivência para o pet e o tutor? Acesse nosso link e encontre a franquia mais próxima de você.
Agora, se você deseja ser um empreendedor pet, então você precisa conhecer nosso modelo de negócios. Clique no link e veja qual o modelo melhor se encaixa ao seu perfil!