Skip to main content

Como realizar o planejamento financeiro de uma pet shop

22 março, 2022

O planejamento financeiro de um negócio pet faz toda a diferença para o sucesso do estabelecimento. Afinal, toda e qualquer empresa tem interesse em gerar lucros na manutenção e no desenvolvimento.

Esses estabelecimentos são voltados para o comércio de produtos e serviços de animais de estimação. E, ao criar um bom planejamento, as chances de sucesso são altas!

Dicas para criar o planejamento financeiro da pet shop

O planejamento financeiro da pet shop consiste em detalhar todos os passos necessários para que o negócio tenha sucesso, considerando localização, aluguel, custos, investimento em marketing, materiais, entre outros.

Afinal, não basta amar os animais e abrir o seu próprio negócio, esse tipo de investimento exige a aplicação de algumas técnicas para se destacar.

Independentemente do tipo de empresa, o planejamento financeiro é algo extremamente importante e faz toda a diferença. Uma parte envolve o amor dos empreendedores em fazer aquilo que gostam, mas outra está relacionada à gestão da empresa.

Para se destacar entre a concorrência, o primeiro passo é criar um bom planejamento financeiro. Então vamos as dicas para ajudar você a alcançar os resultados e objetivos desejados.

1. Crie um bom plano de negócios

Antes de investir na franquia pet, os empreendedores devem criar um plano de negócios detalhado. É fundamental responder todas as perguntas que você encontrar no caminho, principalmente para colocá-las em prática mais tarde.

Essa é a ferramenta utilizada para a navegação dos empreendedores, orientando e sinalizando todas as etapas importantes para criar uma empresa de sucesso. Em um primeiro momento, os empreendedores precisam definir a missão da empresa. Ou seja, responder porque a sua empresa existe e como pretende que ela seja reconhecida no mercado.

Além disso, é necessário contar com uma base do orçamento que será utilizado inicialmente. Também é preciso criar uma lista com todos os equipamentos e ferramentas necessárias e, por fim, a equipe que será contratada para dar início às vendas.

Quando os empreendedores criam um planejamento financeiro de um negócio pet de maneira estruturada, ele vai pelo caminho mais seguro e evita problemas referentes às dificuldades que podem surgir.

2. Defina o seu público-alvo

A princípio, a maioria dos empreendedores imagina que o público-alvo do negócio são os tutores de pet, mas não é bem assim. Isso porque, tanto os tutores quanto as raças dos animais tem suas particularidades, e cada uma delas tem suas necessidades.

Para atrair e reter os consumidores para o seu tipo de negócio, algumas perguntas devem ser respondidas: quais são os serviços que pretende oferecer? Quais são as espécies de animais que irá atender? Qual o porte dos animais? Irá oferecer mais produtos ou serviços?

Assim que responder todas essas questões, o próximo passo é se preparar para atender os clientes da melhor maneira possível. Esse é um dos principais pontos para o planejamento financeiro de uma franquia pet.

Quando os empreendedores conhecem o seu tipo de cliente, fica mais fácil reunir as informações e criar o melhor plano estratégico. Essa é a melhor maneira de atrair os clientes e fidelizá-los.

3. Crie um bom planejamento financeiro de uma franquia pet

Assim que criar um bom plano de negócios e definir o público-alvo, o próximo passo é criar o planejamento financeiro. Não é possível iniciar um novo negócio sem compreender onde o dinheiro será investido.

É essencial que os empreendedores criem uma lista e coloquem os principais pontos do negócio, como: todos os investimentos que serão realizados, seja próprio ou de terceiros, e analisar todos eles com cuidado.

Quando esses pontos são analisados, os empreendedores compreendem qual é a sua realidade. E, com esses dados em mãos, criam um planejamento adequado para atingir os resultados futuramente.

Vale ressaltar que o planejamento financeiro de uma pet shop deve ser criado antes de abrir a empresa. Afinal, antes de colocar os seus produtos e serviços à venda, a movimentação nas finanças já iniciou.

Existem diferentes pontos que devem ser considerados nesse momento, tais como: a enumeração das principais dificuldades financeiras que o empreendedor possui; a taxa de busca por serviços como banho e tosa; os preços dos concorrentes; entre outros.

Enfim, antes planejar o financeiro do negócio pet, todos esses pontos devem ser analisados anteriormente. Essa é a melhor maneira de verificar a viabilidade do negócio, assim como o tempo de lucro.

Os empreendedores devem sempre pensar no cenário futuro, ou seja, onde pretendem chegar ao investir no mercado pet. Quando esse planejamento é feito de maneira conservadora, os riscos são menores.

 

Se você pretende abrir uma pet shop  saiba que o mercado pet é um mercado em ascensão no Brasil. Comece hoje mesmo a planejar seu negócio!

Gostou das dicas? A Padaria Pet possui um modelo de negócios ideal para quem deseja  ser um empreendedor pet. Acesse nossa página nesse link e saiba mais sobre nossas franquias pet. Você pode escolher qual o melhor investimento de acordo com o seu perfil do empreendedor, valor de investimento, região onde pretende atuar e sua estratégia de negócios.