Como preparar a saúde do pet para o inverno
Assim como os humanos, existe a necessidade de preparar a saúde do pet para o inverno, visto que é um período em que as temperaturas estão mais baixas, e podem causar problemas no organismo.
Cada tipo de pet requer um cuidado diferente nessa época do ano, sobretudo pets idosos e filhotes, que necessitam de cuidados adicionais.
Dessa forma, é muito importante que os empreendedores do setor pet estejam atentos às necessidades específicas da época, mantendo o estoque em dia e atento as novidades.
No entanto, veja a seguir os principais cuidados para manter o pet com a saúde em dia ao longo da estação.
Quais são os principais cuidados com a alimentação
O inverno é a estação mais fria do ano, onde os animais de uma forma geral, tendem a poupar energia para conseguir manter o corpo aquecido. Dessa forma, existe uma tendência a que ele se alimente com maior frequência.
Contudo, os tutores devem ficar atentos, e limitar a quantidade de comida fornecida para evitar uma alimentação em excesso. Dessa forma, não mude a quantidade de alimentos fornecidos nessa estação, mantenha o padrão já praticado nas demais estações.
Sempre fornecendo uma alimentação de qualidade, como as rações premium ou alimentação natural, para que eles mantenham suas vitaminas em dia, evitando a carência nutricional.
As lojas pet, por sua vez, devem investir em produtos para atender essa necessidade, oferecendo sempre qualidade e bom custo x benefício para atrair e fidelizar seus clientes.
Como manter a higiene em dia
É muito comum que no inverno existe uma redução na frequência de idas ao petshop para tomar banho, devido ao frio. No entanto, a higiene ainda se faz necessária mesmo em dias frios.
Por isso, uma solução para manter os pets devidamente higienizados e sem passar frio é contar com produtos de lavagem a seco, como shampoo e condicionar, o higienizador de patinhas e produtos para higiene bucal.
Nas lojas pets, é importante que esses produtos estejam em evidência, para que o cliente tenha acesso ao produto e possa conhecê-lo para utilizar no seu cão ou gato de estimação.
Veja alguns produtos que são indispensáveis em uma loja pet no inverno:
- Sabonete higienizador a seco;
- Shampoo e condicionador a seco;
- Limpa patinhas;
- Hidratante de patinhas;
- Pasta e escova de dentes ou enxaguante bucal pet;
- Higienizador de ouvidos;
- Roupinhas de frio que sejam confortáveis.
E por falar em roupinhas, muitos tutores investem em roupas para manter seus pets amigos aquecidos e protegidos das baixas temperaturas. Contudo, é importante observar se a roupa está confortável, sem apertar ou causar qualquer tipo de incômodo.
Outros cuidados preventivos com a saúde dos pets no inverno
Por ser uma época mais fria, não é recomendado que seu pet durma em locais com exposição ao vento e à chuva, pois isso causar diversos problemas de saúde.
No entanto, o ambiente deve ser arejado, para evitar que ele se sinta sufocado ou incomodado com a falta de circular de ar no ambiente. Já que nessa época, existe uma tendência ao ressecamento das patinhas e do focinho, por conta das baixas temperaturas.
Ao colocar caminhas para dormir, sempre coloque um isolante para evitar que o frio passe para o local onde seu animalzinho irá dormir, como uma toalha, tapete ou cobertor.
Cuidados especiais com cães filhotes e idosos
Os filhotes ainda estão formando o sistema imunológico e estão mais suscetíveis às doenças nessa época do ano. Por isso, não descuide do esquema vacinal, e veja com o veterinário responsável pelo acompanhamento as vacinas necessárias, como a gripe canina.
Além disso, veja a possibilidade de incluir algumas vitaminas no esquema de alimentação, para fortalecer o organismo, evitando algumas doenças comuns à época.
Em relação aos pets idosos, existem outros cuidados que devem ser tomados. Assim como acontece nos humanos, existe uma fragilidade nos ossos, causando mais dores, dificuldade para andar, cansaço e fadiga.
Por isso, procure adaptar sua casa para que ele fique o mais confortável possível, como:
- Vasilhas de alimentação elevadas;
- Caminhas no chão;
- Promover brincadeiras saudáveis.
Adicionalmente, verifique com o veterinário responsável quais são as medicações que podem ser incluídas na rotina, para evitar dores como artrite ou artrose, e vitaminas para aumentar a imunidade.
Além disso, para pets idosos a vacinação contra a gripe é imprescindível para evitar que ele fique gripado e possa ter uma evolução no seu quadro, como uma pneumonia.
Mantenha as patinhas e focinho devidamente hidratados, para evitar o ressecamento da região. E evite ambientes com aquecedor, pois isso pode dificultar a respiração além de aumentar o ressecamento das regiões citadas anteriormente.
Por fim, porém não menos importante, estimule seu pet a beber água, pois ele precisa se manter hidratado. Nessa época existe uma diminuição no consumo, mas é muito importante que ele seja estimulado constantemente, para evitar problemas renais e ressecamentos.
Esperamos que estas dicas tenha ajudado você a descobrir alguns produtos que você pode oferecer em sua petshop para manter os pets saudáveis neste inverno e seus clientes felizes.
Nas lojas da Padaria Pet, você encontra uma variedade de produtos para manter o pet saudável. A Padaria Pet se preocupa em oferecer produtos de qualidade. Acesse nosso catálogo e conheça! Siga-nos nas redes sociais e também leia nossos conteúdos no blog .Toda semana há novos conteúdos voltados para o empreendedor pet!
Agora se você é ou deseja ser um empreendedor pet, você pode se tornar um fornecedor homologado ou abrir uma franquia da Padaria Pet. A Padaria Pet possui dois modelos de franquias: lojas físicas e quiosques. Você escolhe o modelo de acordo com o seu perfil do empreendedor, valor de investimento, região onde pretende atuar e sua estratégia de negócios.
Acesse nossa página nesse link e saiba mais sobre nossas franquias de lojas físicas e quiosques. Você vai ver que é possível se tornar um empreendedor pet com um investimento menor que você imagina.
Boa sorte!