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08/03/2022
Arquelau So

#tópicos

Como fazer um controle de estoque pet food ou pet shop

08 março, 2022

Além de fornecer aos tutores de animais de estimação um ótimo atendimento com um sorriso e uma ótima experiência de compra, você deseja fornecer o que o cliente mais deseja: obter os suprimentos para animais de estimação que eles desejam e precisam no momento.

Manter o estoque não é difícil, mas para otimizar os lucros e a experiência do cliente, você precisa se comprometer a encontrar esse equilíbrio entre eficiência e agradar seus clientes.

Uma abordagem excessivamente focada na eficiência, por exemplo, decepciona as pessoas e eventualmente as ensina a procurar em outro lugar para encontrar o que precisam.

Use as seguintes práticas recomendadas para ajudá-lo a atingir suas metas e tornar seu negócio de suprimentos para animais de estimação mais eficiente.

Automatize seu negócio

A maneira mais fácil de otimizar seus processos de estoque é investir em um sistema moderno que o automatize para você e torne as práticas mais ágeis e eficiente.

Um sistema de ponto de venda de ponta a ponta pode atualizar seus registros de estoque em segundos, eliminando aqueles processos demorados em papel que podem consumir horas durante uma semana movimentada.

Um sistema de PDV pode fornecer vendas em tempo real e desempenho do produto em um piscar de olhos. Você também pode configurá-lo para monitorar seu estoque, para que, quando estiver baixo, ele possa acionar um pedido (ou solicitar que você inicie um).

Com o tempo, você pode usar os dados para prever as necessidades de sua loja. Mesmo que sua empresa seja pequena ou esteja começando, o estoque automatizado oferece uma solução que minimiza erros e garante que sua loja tenha estoque para manter os clientes felizes e satisfeitos a cada visita.

Tenha alguém encarregado para essa tarefa

Mesmo com a automação dos processos relacionados ao estoque, é importante separar recursos para designar um gerente responsável por cuidar do estoque e gerenciar tudo relacionado ao estoque.

Mesmo que acabe sendo um trabalho de meio período (com o tempo na área de vendas embutido no cronograma), dar esse passo pode render lucros melhores e menos desperdício.

Por isso, é importante ter olhos sempre atentos no controle de estoque de um pet shop ou um pet food.

Compartilhe informações com os fornecedores

Outra dica é para separar os dados de vendas que pertencem à lista de produtos de um fornecedor e repasse esses números para eles.

Ao compartilhar seu objetivo de melhorar e aumentar suas vendas, disponibilizar essas informações para os seus fornecedores pode iniciar um fluxo de comunicação bastante vantajoso para a empresa e para o fornecedor.

Os dados podem lhe dizer, por exemplo, se é o momento certo para introduzir uma nova linha de produtos. Ou talvez um aumento nos retornos, forneça aos fornecedores os dados concretos de que precisam para ajudá-los a descobrir o que está interferindo na qualidade dos seus produtos.

Além disso, os fornecedores também saberão o que está em alta com seus concorrentes e poderão transmitir sugestões com base nos dados.

Por isso, compartilhar informações de estoque com os fornecedores pode apresentar grandes benefícios para ambas as partes, resultando em melhoria no sistema de atendimento e de disponibilidade de produtos.

Siga a regra dos 10%

Analise suas vendas, veja o que está tendo mais fluxo de entrada e saída e quais itens estão falhando no lançamento.

Ao reduzir os 10% de produtos com baixo desempenho em toda a loja, você pode abrir espaço para produtos que podem, potencialmente, aumentar seus lucros e melhorar os valores obtidos com as vendas.

Dito isso, quase todos os varejistas têm exceções a essa regra, simplesmente porque o produto raramente é comprado, mas é essencial para os pais de animais de estimação em determinadas situações.

Nesse caso, explore as alternativas. Por exemplo, faria sentido vender sazonalmente os itens essenciais de baixo desempenho?

Crie um sistema de sinalização

Como fornecedor de produtos pet food e até mesmo de pet shops, você está armazenando e vendendo muitas dietas e guloseimas para animais de estimação com data de validade.

É aí que seu sistema de inventário automatizado com sistema de sinalização pode ser bastante útil e evitar desperdícios e venda de produtos vencidos que podem fazer mal aos pets.

Ao receber o produto do fornecedor, insira a data de validade ideal e crie um sistema para notificá-lo quando essa data chegar, para que você possa retirar os produtos não vendidos e que já estão vencidos da prateleira.

Esse processo pode ajudá-lo a tomar decisões mais inteligentes e responsivas na hora de fazer um novo pedido.

Conclusão

Manter seu estoque em equilíbrio pode ajudar sua loja de pet shop e pet food a ficar um passo à frente da concorrência.

Torná-lo parte de sua prática de negócios manterá você em contato com as últimas tendências de compra dos clientes e evitará o desperdício de produtos em excesso ou mal comercializados.

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