Skip to main content


02/04/2022
Arquelau So

#tópicos

Adote o pet friendly no seu negócio

02 abril, 2022

A adoção do conceito pet friendly pode trazer inúmeros benefícios para o seu estabelecimento. Isso porque atualmente, os animais de estimação são considerados como membros da família.

Por isso, os negócios devem se adaptar aos novos tempos, e adotar o espaço pet friendly, possibilitando a integração entre os animais de estimação e os tutores. Muitas pessoas não querem seus animais em casa, para que eles não desenvolvam problemas de saúde e psicológicos.

Aproveitar o tempo livre, fora do trabalho, também é outro motivo para adoção de espaços pet friendly nos estabelecimentos. O custo não é elevado para o empreendedor, mas os benefícios são inúmeros.

O que é pet friendly

Pet friendly é um termo que está sendo recentemente inserido na sociedade, onde sua utilização é para referenciar locais que os animais de estimação podem interagir e socializar.

No entanto, o termo não é para definir locais que permite a entrada de animais de estimação, mas sim um ambiente que esteja estruturado para recebê-los em seu estabelecimento, bem como proporcionar uma boa experiência para os pets.

Mesmo com o mercado crescendo em relação aos produtos pets, ainda são os poucos os estabelecimentos que estão preocupados com o bem-estar e conforto animal.

Qual a importância de ser pet friendly

De acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil – Serviço de Proteção ao Consumidor do Brasil, revelou que mais de 60% das pessoas entendem seus animais de estimação como membros da família.

E ainda, nessa mesma pesquisa, ainda existe outro dado relevante, que mais de 40% dos entrevistados, já deixaram de ir a um local por não permitir a entrada de animais de estimação.

Contudo, ainda nessa pesquisa, foi revelado que mais de 60% das pessoas gostariam de mais espaços que permitissem a integração da sociedade com os animais de estimação em locais, como bares, restaurantes e centros comerciais.

Ou seja, impedir a entrada de pets, pode fazer com que as vendas do seu negócio caiam consideravelmente.

A adoção desse conceito pode ser uma estratégia interessante para quem está buscando aumentar as vendas do seu negócio.

O Brasil é um dos maiores mercados de produtos que são destinados aos pets, ocupando a terceira posição do mercado mundial, com mais de R$25 bilhões em movimentações, os números foram divulgados pelo SEBRAE.

Por isso, se você está buscando por estratégias para alavancar as vendas do seu negócio, a adoção de um espaço pet friendly é uma boa solução.

Como implementar o pet friendly no seu negócio?

O conceito pet friendly pode ser adotado em qualquer estabelecimento, sem a necessidade de grandes investimentos por parte do proprietário.

No entanto, mais importante do que as possíveis adequações do espaço, é importante pensar em como promover mais conforto para os pets. Seu negócio precisa estar preparado para recebê-los.

Itens para disponibilizar para os tutores e para os animais

Esse é sem dúvidas um dos principais pontos relacionados às dúvidas sobre como implementar o pet friendly no seu negócio.

É necessário que seu estabelecimento seja inclusivo para os animais, contando com alguns itens, como:

  • recipientes higienizados com água e comida;
  • pequenos sacos de lixo;
  • panos disponíveis para a limpeza;
  • produtos com ação desinfetante;
  • sinalizadores para as portas de vidro;
  • caminhas ou espaços para os pets descansarem;
  • Coleiras para que eles possam ser acomodados junto aos seus tutores.

Todos os itens precisam estar disponíveis para o momento em que um cliente chegar junto com seu pet e os dois sejam bem recebidos.

O investimento para ter esses itens no seu negócio é relativamente pequeno, em relação aos ganhos obtidos com essas mudanças de atitude.

A oferta de comida e caminhas de descanso, por exemplo, é opcional, mas será considerado um “plus” pelo tutor, pois ele verá o cuidado do estabelecimento com seu animal de estimação.

Os itens de higiene são necessários, pois é possível que os pets façam suas necessidades no local, e o mesmo precisa dar suporte para que seus tutores limpem, ou que se o estabelecimento preferir, contar com alguém para dar suporte nessas situações.

Cuidados adicionais para estabelecimentos alimentícios

De acordo com a Vigilância Sanitária e com a ANVISA, existem algumas normas que devem ser obedecidas pelos estabelecimentos que servem alimentos, como bares, restaurantes e padarias.

Nesses locais, só é permitida a permanência de pets em locais que disponham de uma área externa para pets.

Além disso, o local precisa dispor de uma instalação com água corrente para higienização do local. E o profissional que será responsável pela limpeza, não pode ser responsável por nenhuma outra atividade que esteja relacionado ao alimento, como servir ou preparar.

Seja criativo e pense com carinho

A criatividade é um ponto importante para qualquer negócio, pois é ele que garante o seu diferencial no mercado. Mas para os espaços pet friendly, você pode pensar em soluções exclusivas, para agradar os tutores e os pets.

A adoção de medidas simples, mas eficientes, pode fortalecer a sua empresa no mercado, conquistando mais clientes, e fidelizando o seu público.

Você sabia que as franquias da Padaria Pet oferecem um espaço de convivência para o pet e o tutor? Além de delícias diferenciadas, como sorvetes, cervejas, sucos, cookies, bolos, brigadeiros, bombons e brinquedos de qualidade que os pets adoraram. Acesse nosso link e encontre a franquia mais próxima de você.

Agora se você é ou deseja ser um empreendedor pet, então você precisa conhecer nosso modelo de negócios. Clique no link para nos conhecer melhor e encontrar o melhor modelo que se encaixa ao seu perfil!