Cresce a diversidade de canais de compra no mercado pet
Recentemente, tem sido observado um aumento significativo no número de novos cuidadores de animais de estimação, e isso tem contribuído para uma ampla diversificação dos canais de compra no mercado pet, especialmente com o avanço da digitalização. Esse fenômeno foi confirmado por duas pesquisas internacionais.
De acordo com dados da Global Pet Expo 2024, o maior evento mundial do segmento realizado em Orlando (EUA) neste mês, 78% dos gastos com animais de estimação nos Estados Unidos são provenientes de consumidores que utilizam diversos canais de compra. Além disso, 57% dos cuidadores relataram ter feito compras tanto em lojas físicas quanto em e-commerces próprios de pet shops ou plataformas de marketplace durante o último ano, representando um aumento de 1,5% em comparação com 2022.
Por outro lado, a proporção de donos de animais de estimação que optam por comprar exclusivamente em lojas físicas foi de 39,7%, mostrando uma queda de 1,2% em relação aos anos anteriores. Embora a pandemia de Covid-19 tenha impulsionado o crescimento do varejo online, apenas 3,3% dos cuidadores nos Estados Unidos compraram suprimentos exclusivamente pela internet.
Quanto aos principais canais de compra de alimentos para animais de estimação, apesar de os cuidadores recorrerem a diversos canais de uma mesma marca, os supermercados ainda são os preferidos em todo o mundo. Isso é indicado por um estudo realizado pela TGM Research, que entrevistou 15 mil pessoas em 40 países. No entanto, as preferências de compra de alimentos variam de região para região. Enquanto nos países europeus os cuidadores tendem a buscar cadeias especializadas e plataformas online, na Ásia as plataformas digitais são mais populares. Na América Latina, por sua vez, a tendência é para a compra predominante em pet shops, seguida por lojas de conveniência.
No Brasil, os pequenos e médios pet shops são o principal canal de acesso para os donos de animais de estimação, representando cerca de metade de todo o dinheiro movimentado pelo varejo pet. As clínicas e hospitais veterinários são o segundo principal canal de acesso aos produtos e serviços do setor, conforme relatório do Mercado & Consumo.
FONTE: Panorama PetVet, com adaptação da equipe Padaria Pet