Crescimento de petshops no Brasil
O crescimento de petshops no Brasil é latente. Pesquisas e levantamentos apontam para o aumento do domínio do mercado animal por este tipo de estabelecimento, que aos poucos desbanca os supermercados como estabelecimentos para compra de produtos para pets.
Os motivos para isso são diversos e, a soma deles torna uma coisa inquestionável: investir em um petshop, hoje, é uma excelente decisão. Para isso, é claro, há a necessidade de alguns cuidados, como uso dos meios digitais, investimento em bons produtos e atendimento, dentre outras coisas.
Conheça, abaixo, as principais causas do aumento da abrangência dos petshops no mercado brasileiro e saiba mais sobre o assunto:
Números mostram crescimento de petshops no Brasil
Um levantamento feito pela consultoria CVA Solutions em 2022 com 2 mil tutores de animais domésticos concluiu o aumento da procura desses consumidores pelos petshops.
De acordo com o estudo, de 2018 para 2022 os supermercados perderam clientes para os petshops. Em relação aos tutores de cães, no início deste período 55% preferiam os petshops e, ao final dele, já eram 62%.
Os tutores de gatos também fizeram parte da migração. Se em 2018 46% deles preferiam comprar produtos para seus pets nos supermercados, hoje apenas 40% deles ainda mantêm essa preferência.
E esta preferência pelas compras em petshops deve continuar aumentando gradativamente a partir dos próximos anos. Os motivos para isso você conhece abaixo.
O que explica o crescimento de petshops no Brasil?
Conheça 5 motivos que explicam o crescimento dos estabelecimentos especializados em produtos para animais no Brasil.
Pandemia impactou o mercado animal
Primeiramente, é impossível ignorar que a pandemia de Covid-19 acelerou algumas mudanças. Uma delas é a migração do público para o mercado eletrônico. Enquanto os mercados demoraram a fazer essa adaptação, os petshops aproveitaram o momento.
O atendimento eletrônico, vendas com entregas e até mesmo a criação de conteúdos voltados para os tutores de animais foram algumas das causas.
Variedade de produtos voltados aos animais em um só lugar
Outro motivo para o crescimento de petshops no Brasil se refere à variedade de produtos para gatos e cães que podem ser encontrados neste tipo de estabelecimento. Essa variedade se refere tanto aos tipos de produtos quanto às marcas e modelos.
Por exemplo, não é comum encontrarmos diversas marcas de ração no supermercado, diferentemente do que ocorre no petshop. A mesma coisa se aplica à variedade de produtos.
Brinquedos diversificados, assim como acessórios, são menos comuns nos supermercados, enquanto os petshops investem nesse nicho e no entendimento de que os animais domésticos, hoje, são cada vez mais mimados pelos tutores.
Mudança cultural dos tutores de pet
Como dito no item anterior, hoje é comum que os animais domésticos sejam mimados e vistos como parte da família. Foi-se o tempo em que o espaço destinado a eles se limitava à área externa do lar e que sua alimentação se baseava nos restos da refeição dos donos.
Hoje os tutores investem em seus pets. Tanto em relação aos cuidados com higiene e embelezamento quanto na alimentação, conforto e bem-estar. E os petshops não ignoraram isso, aproveitando-se das oportunidades que essa mudança de comportamento trouxe.
Produtos de qualidade
Mesmo os supermercados que investem em alguma variedade de produtos para animais domésticos não conseguem garantir toda a qualidade que os itens dos petshops possuem.
Por exemplo, muitos petshops oferecem, hoje, comida natural e fresca, coisa que dificilmente é encontrada nos supermercados. Desse modo, o crescimento de petshops no Brasil também se relaciona à qualidade do atendimento e dos itens disponíveis para os animais domésticos.
Orientação especializada dos petshops
Por fim, o crescimento de petshops no Brasil também se relaciona com a possibilidade de encontrar, nesses estabelecimentos, orientação especializada para o bem-estar do animal doméstico e para suas necessidades.
Em caso de dúvida sobre a melhor escolha de ração, brinquedo, caminha ou acessório, o petshop geralmente possui à disposição veterinários e outros profissionais que trabalham, no dia a dia, com animais domésticos.
Por isso, demonstram mais preparo para lidar com as necessidades dos pets, o que o supermercado não é capaz de fazer. Desse modo, a busca preferencial pelos petshops tem relação, também, com os cuidados com a segurança e proteção do gato ou do cão.
Se você se interessou por este tipo de conteúdo, saiba que toda semana publicamos posts como esse em nosso blog para auxiliar o dia a dia dos empreendedores pet. Tem muito conteúdo legal, não deixe de ler. Sugestões são bem vindas também 🙂 .
A Padaria Pet é uma rede especializada na distribuição de petiscaria e confeitaria para cães e gatos. Temos um modelo de negócios para franqueados. Nossas franquias possuem produtos diferenciados, fabricação própria e design moderno. Disponibilizamos alguns modelos de negócios para quem deseja investir no mercado pet. Os destaques são os modelos da Padaria Pet quiosque e a Padaria Pet loja. Para quem deseja ter um negócio pequeno, a melhor opção é o modelo Confeitaria Pet.
Vale ressaltar que, esse ramo de negócio, além de ser algo lucrativo, também ajuda a levar uma vida digna aos animaizinhos. Leia mais sobre sobre franquia de padaria pet neste link.
Se seu sonho é ser um empreendedor pet aproveite essa oportunidade! Entre em contato conosco neste link! Ficaremos felizes em ajudá-lo nesta grande escolha.