7 dicas para liderar equipes
Ser um bom líder nem sempre é tarefa fácil. Afinal, saber como conviver com diferentes grupos, sem ofender ninguém, tratando todos com respeito, mas também cobrando quando necessário é um equilíbrio desafiador. Por isso, esse artigo descreverá 7 dicas para liderar equipes.
Uma pesquisa recente, feita pelo site BusinessWire, indicou que 82% das pessoas entrevistadas sairiam do seu emprego devido a seus líderes. Portanto, é preciso saber se você realmente está exigindo das pessoas que elas entreguem o melhor, ou exigindo demais da sua equipe, a ponto deles preferirem desistir do emprego.
Assim, algumas dicas para liderar equipes são fundamentais para entender esse equilíbrio dinâmico, quando se é líder de uma ou várias equipes.Vamos lá às dicas:
1 – Estabeleça objetivos reais e tangíveis
A primeira dica para liderar equipes é saber estabelecer objetivos reais, alcançáveis e tangíveis.
Não adianta nada você chegar para sua equipe e propor objetivos como se estivesse mirando o céu. Primeiramente, antes de estabelecer qualquer objetivo para a equipe considere se a equipe tem o conhecimento necessário do assunto, se há todos os recursos disponíveis e se os colaboradores estão motivados suficiente para atingir tais objetivos.
Quer um exemplo? Um líder de uma equipe de vendas, cujos resultados médios anuais estão na faixa de 5% a mais nas vendas, propõe que haja um aumento de 10% nas vendas.
Para isso, instalam um novo software e não mais funcionários. Porém, não há treinamento para o novo software, ou seja, a equipe não sabe como lidar com esse novo sistema. Além disso, os funcionários não receberão qualquer bônus caso a meta seja atingida.
Então, por que essa mesma equipe vai se desdobrar para um aumento de 100% nas vendas, sem o conhecimento necessário, sem os recursos ideais (equipe pequena) e ainda sem qualquer estímulo financeiro para isso?
Como estabelecer metas realistas para a equipe?
Uma dica para liderar equipes, estabelecendo metas realistas é usar a regra dos 50%-50%. Ou seja, 50% das metas estabelecidas pelos líderes devem ser alcançáveis (prazo aceitável, aumento nas vendas, por exemplo, em porcentagem ligeiramente superior à média). Já as demais 50% podem ser metas mais difíceis.
Vale lembrar que para alcançar essas metas, três fatores devem ser considerados antes: conhecimento para a equipe (treinamentos, por exemplo), recursos disponíveis e motivação dos colaboradores. Sem isso, nenhuma meta torna-se alcançável.
2 – Deixe claro o impacto do trabalho dos colaboradores
A segunda dica para liderar equipes é sempre deixar claro o impacto que o trabalho dos colaboradores têm.
Pesquisas mostram que quando a equipe entende porque o trabalho deve ser feito e como esse trabalho impacta seja a vida de outras pessoas, ou o ambiente, há um propósito no que precisa ser feito.
Dessa forma, os colaboradores sentem-se mais engajados quando apenas devem entregar resultados, sem qualquer propósito e sem saber o impacto desse trabalho.
Assim, você como líder, sempre deixe claro porque o trabalho dos colaboradores é verdadeiramente importante e como esse trabalho mexe com a vida de outras pessoas também.
3 – Tem que ser sempre do seu jeito
Há líderes que não são pessoas muito fáceis de se conviver. Embora sejam pessoas com grande conhecimento ou experiência, exigem que tudo seja feito de uma única maneira, específica.
Líderes assim têm maiores dificuldades de se relacionar com uma equipe mais criativa, que pode buscar resultados de formas diferentes.
Portanto, reflita se você, como líder, permite que colaboradores se expressem, aceita opiniões contrárias, valorizando o debate de ideias.
Ou você considera apenas colaboradores que aceitam serem “convencidos” que sua ideia é a única aceitável, embarcando no seu plano de ação, sem espaço para outras estratégias?
Lembre-se que para sua equipe sentir-se psicologicamente segura, essa equipe tem que se sentir à vontade para manifestar opiniões contrárias.
4 – Avalie o seu relacionamento com seus colaboradores
Há líderes que exigem que as metas sejam alcançadas, não importa o que.
Geralmente, esses líderes não tem nenhum relacionamento fora do ambiente do trabalho com seus colaboradores, menos ainda tem conhecimento de suas vidas. Aqui, estamos falando de relacionamento de amizade e camaradagem. Nada de envolvimento amoroso.
Os melhores líderes conseguem alcançar os resultados, mas também possuem um bom relacionamento com seus liderados, sabendo um pouco de suas vidas e como isso pode impactar o trabalho.
Imagine que um colaborador esteja com um filho muito doente no momento. Será que exigir o máximo desse colaborador, nesse momento, não o fará apenas desistir do trabalho, buscando outro posicionamento no mercado?
Um grande líder é aquele que atinge resultados, mas também possui sensibilidade e flexibilidade, para lidar com sua equipe.
5 – Saiba dar feedback
Nem sempre os líderes sabem como dar feedback sobre o trabalho de seus liderados da maneira correta. Muitas vezes, nunca elogiam e o feedback acaba somente sendo de crítica.
Não há colaborador que permaneça engajado e motivado em uma equipe liderada dessa maneira.
Primeiramente, seja educado. Se o trabalho não ficou a contento e a meta não foi alcançada, converse em particular com o liderado. Nada de expor o colaborador frente a equipe, apontando os resultados ruins.
Seja educado, usar palavras de baixo calão ou xingamentos é inaceitável para qualquer líder. Também não há necessidade de gritar. Lembre-se que você ainda pode ser acusado de assédio moral se não souber se comunicar com seus liderados.
Por outro lado, o trabalho ficou bom? As metas foram alcançadas? Reconheça o trabalho dos colaboradores, de maneira individual e também em grupo. Elogie, sem ser falso (a) e não se esqueça de nenhum colaborador que contribuiu para essa meta alcançada.
6 – Programe-se sempre
Um bom líder é capaz de se programar e não exigir que incêndios sejam apagados o tempo todo, pois não feita a correta programação.
Portanto, tenha em mente a importância e a urgência de trabalhos, não atropelando as coisas. Dê o tempo necessário para que as tarefas sejam entregues e acompanhe o processo.
Caso seus colaboradores estejam tendo problemas em desenvolver um projeto, sente com eles e busque soluções. Inclusive, se necessário, estenda o prazo de entrega.
7 – Não abuse do poder do seu cargo
Infelizmente, há algumas pessoas que quando chegam em posições de liderança, sentem a necessidade de humilhar e mostrar, sempre, que eles que mandam. Essas pessoas não são líderes, são apenas chefes.
Chefes não são admirados, menos ainda respeitados fora do ambiente de trabalho por muitos colaboradores. Ao contrário de líderes, que ganham admiração, transmitem conhecimento e motivam a equipe.
Obviamente, líderes chegam nos resultados propostos, enquanto chefes muitas vezes não, sendo demitidos, para que o cargo seja ocupado por outra pessoa.
Seguindo essas 7 dicas para lideras equipes, você certamente conseguirá atingir as metas estabelecidas, terá um relacionamento respeitoso com sua equipe, permitirá novas ideias e também continuará sendo admirado (a) por ser um líder marcante.
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