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20/04/2022
Arquelau So

#tópicos

Estratégias de retenção de clientes

20 abril, 2022

Estou perdendo clientes, e agora? Quais são as melhores estratégias de retenção de clientes?

A competição na era digital está grande, e os consumidores estão sempre recebendo novas informações e fazendo constantes comparações, nesse momento as empresas se perguntam como reter os clientes.

A missão é difícil sim, mas ela está longe de ser impossível! A melhor notícia de hoje sobre isso é que você já conseguiu trazer um cliente para sua loja, agora você precisa dar mais um passo importante, e fazê-lo com que ele retorne.

Mas, trazê-lo a primeira vez é muito mais caro e complexo do que fazer com que ele retorne. Por isso, não desanime! Existem diversas estratégias que podem ser utilizadas para reforçar o seu posicionamento, e assim conseguir trazê-lo novamente, até que ele seja fidelizado.

Por isso, continue lendo o artigo e tire suas dúvidas em relação à retenção de clientes, e não perca mais nenhum cliente!

Por que a retenção de clientes é tão importante para o seu negócio pet

Sempre lembre-se de que a parte mais complexa você já fez, que é o trazê-lo a primeira vez, e conseguir que ele fizesse uma compra! Agora, você precisa ser atraente o suficiente para que ele retorne.

Um estudo de mercado apontou que cerca de ¼ dos consumidores que compraram a primeira vez, farão uma nova compra. No entanto, após a segunda compra, essas chances dobram, e passa a ser de praticamente ½ dos consumidores.

E partir da terceira compra, as chances já ultrapassam 55% da probabilidade de retorno desse cliente para uma nova compra.

Mas porque, de fato, é tão importante retê-los na sua franquia?

Os clientes que são recorrentes em uma empresa possuem mais chances de realizar compras maiores, já que eles já conhecem sua estrutura, seu atendimento e principalmente, seus produtos.

Dessa forma, ele sabe que pode confiar nos produtos, na qualidade e que tem bons preços. Logo, a compra tende a ser maior que a primeira, a terceira maior que a segunda, e por aí!

Outro estudo de mercado aponta que os clientes recorrentes, compram mais de 40% a mais do que na sua primeira compra. Demonstrando a importância de manter esse cliente retido no seu negócio, para aumentar a sua lucratividade.

Além disso, existe a questão da divulgação! Clientes recorrentes indicam a loja para amigos e familiares, pois já conhecem a qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos.

Logo, existem mais chances de novos clientes entrarem para sua base de clientes e também se fidelizarem ao negócio! Dessa forma, você não tem mais apenas 1 cliente recorrente, mas tem o primeiro e toda sua rede de indicações.

Clientes satisfeitos são o melhor marketing que podemos ter na atualidade, mesmo com toda a tecnologia presente! Até mesmo no meio digital, indicações são sempre bem-vindas.

Melhores estratégias de retenção de clientes para adotar agora mesmo 

Ao desenvolver seu plano de retenção de clientes, concentre-se nessas áreas-chave para manter os clientes voltando.

Construir a confiança do cliente e relacionamentos de longo prazo

Promover a confiança do cliente requer um foco estratégico em todos os aspectos da experiência do cliente. Para construir relacionamentos duradouros, entregar relevância e valor em todas as etapas da jornada do cliente.

Ele precisar sentir que pode confiar na sua loja, que ele terá um bom atendimento, contará com qualidade e diversidade de produtos.

Sempre forneça as informações necessárias para o seu cliente sobre um determinado produto/serviço

Forneça um excelente atendimento ao cliente com vários canais de atendimento e respostas rápidas e precisas que resolvem os problemas do cliente.

E procure sempre explicar em detalhes sobre todos os produtos/serviços disponíveis da sua loja. Se for necessário, faça um treinamento com os colaboradores para que eles possam conhecer os detalhes.

Crie um programa robusto de fidelização de clientes

Talvez sua marca já tenha um programa de fidelidade, mas você gostaria que ele oferecesse mais vantagens para seus clientes.

De qualquer forma, um programa de fidelidade eficaz deve conter, no mínimo, esses três elementos:

  • Recompensas que reforçam suas principais metas de negócios: se você deseja incentivar mais visitas, mais avaliações ou mais compras incrementais, certifique-se de que seu programa e recompensas estejam estruturados para alcançar esse resultado.
  • Maiores benefícios para clientes mais valiosos: crie um programa em camadas onde os clientes fiéis que gastam mais obtêm recompensas mais valiosas, desde ganhos acelerados até promoções exclusivas.
  • Ofertas e recompensas direcionadas que são altamente relevantes: utilize os recursos que você dispõe no momento para que seja possível personalizar suas ofertas e recompensas de acordo com os interesses e preferências dos clientes.

Dessa forma, aplicando as estratégias que mais tenham aderência ao seu modelo de negócios, você aumenta suas chances de retenção dos clientes, e aumentar suas vendas. Evitando perder mais clientes ao longo da sua jornada empresarial.

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