Skip to main content


07/04/2022
Arquelau So

#tópicos

3 principais tecnologias para o mercado pet

07 abril, 2022

As tecnologias para o mercado pet está chegando como uma das principais tendências para os próximos anos. Afinal, estamos na Era da Tecnologia, e todos os segmentos devem sofrer transformações, incluindo o negócio pet.

Atualmente, é possível encontrar produtos mais sofisticados para animais de estimação, como brinquedos eletrônicos, fontes de água automáticas, entre outros.

No entanto, é um mercado novo, mas que está crescendo rápido e tomando dos lares. A tecnologia traz benefícios para todos os negócios, incluíndo os pets shops.

Por isso, separamos as 3 principais tecnologias para o mercado pet.

Por que investir em tecnologias no mercado pet

De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Pet Brasil, estima-se que sejam mais de 140 milhões de pets espalhados em território nacional, com uma movimentação superior a R$36 bilhões.

Cada vez mais os pets são considerados membros da família, logo existe uma busca por produtos de qualidade, para melhorar o conforto e promoção de uma vida mais saudável.

Dessa forma, a tecnologia é uma aliada para os consumidores e para os empreendedores, que com soluções simples, fazem a diferença dentro desses lares.

Existem produtos para diversas áreas, como:

  • Saúde;
  • Lazer;
  • Moda;
  • Segurança;
  • Dia-a-dia.

Tudo isso para que o pet tenha mais qualidade de vida! Dessa forma, é possível atender melhor as necessidades dos bichinhos, utilizando a tecnologia como ferramenta.

Veja 3 tecnologias para o mercado pet

São inúmeras propostas trazidas pela tecnologia, como brinquedos interativos, promovendo uma socialização maior, bebedouros automáticos, mantendo a água refrescante para o pet, entre outros.

Por isso, conheça as principais tecnologias que estão dominando o mercado!

1.   Área da saúde

A tecnologia para o mercado pet tem um papel importante na melhoria da saúde e qualidade de vida do animal de estimação.

Os apps, que são tão populares entre os humanos, para monitoramento da saúde, também pode ser utilizado para eles.

Existem aplicativos que foram criados para monitorar a saúde do cãozinho ou do gato, quando eles são mais idosos, e necessitam de cuidados especiais, por exemplo.

Além disso, existem aplicativos com canais de vídeos, que possuem uma programação exclusiva direcionada ao relaxamento e entretenimento dos pets, visando reduzir o estresse quando os seus tutores estão trabalhando e/ou viajando. Alguns canais de tv por assinatura também contam com esse serviço.

E você sabia que existe até app de namoro para cães e gatos? É isso mesmo! A ideia é encontrar um animal que seja da mesma raça ou com as mesmas características para cruzar. Algumas opções oferecem transporte e hospedagem para o pet.

Porém, assim como acontece com os motoristas de app, nesse tipo de serviço, também é possível avaliar a estadia e o transporte, com avaliações públicas, permitindo que as pessoas tenham mais segurança e analisem a experiência de outros tutores na hora de escolher o par perfeito para seu animal de estimação.

2.   Brinquedos interativos

Os brinquedos já são aliados dos tutores. No entanto, estão surgindo opções no mercado que visam o entretenimento, exercícios e relaxamento dos animais.

Já existia o lançador de bolas, mas agora, eles estão mais sofisticados, alguns contam com contador de tempo, para evitar que as bolas sejam arremessadas rápidas demais, promovendo um esforço excessivo para seu animal de estimação.

As bolinhas para gatos, também sofreram com transformações tecnológicas. Nada de bolinhas com movimentos repetitivos, atualmente elas contam com uma tecnologia que muda os movimentos para que eles não se desinteressem rapidamente, e ainda trabalham os instintos naturais, como a captura de presas e perseguição.

3.   Monitoramento dos animais de estimação

Uma das tecnologias para o mercado pet que está em alta são as coleiras e tags com geolocalização, que vão além dos chips, que podem ser implantados nos animais de estimação.

Nas coleiras, existem marcas consolidadas no mercado que já estão produzindo e pequenos empreendedores que estão lançando essa inovação em sua grade de produtos.

As tags, bem como os chips, contam com a tecnologia da geolocalização, para que se caso, eles se encontrem perdidos, seja possível rapidamente encontrá-los. A tecnologia fica conectada diretamente ao celular do tutor.

Elas são consideradas as plaquinhas da era moderna, além da possibilidade de geolocalização, é possível informar os dados do tutor, como o nome, telefone e o endereço, possibilitando que o animal possa ser devolvido, caso se encontre perdido.

 Vale a pena investir em tecnologias para o mercado pet

O mercado pet está em alta, e a demanda cresce a cada dia. Os tutores estão cada vez mais preocupados com a saúde e bem-estar do seu melhor amigo e companheiro.

Além disso, as novidades não param de chegar. Se você, empreendedor, não sabe como melhorar suas vendas e atrair novos clientes. A tecnologia pode te ajudar nessa missão, por meio de produtos que vão melhorar a qualidade de vida, entretenimento e lazer dos pets.

Se você é ou deseja ser um empreendedor pet, então você precisa conhecer o modelo de negócios das Franquias da Padaria Pet, é um sucesso! Clique no link para nos conhecer melhor e encontrar o melhor modelo que se encaixa ao seu perfil. Estamos à disposição para lhe explicar melhor os detalhes.