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01/07/2022
Arquelau So

#tópicos

3 dicas para organizar o financeiro do petshop

01 julho, 2022

Organizar o financeiro do petshop pode ser mais simples do que imagina, mas o primeiro passo é o planejamento. É necessário que você tenha em mente que para seu empreendimento ter sucesso, você precisa ter metas, objetivos e contar com organização nos processos.

Essa é uma questão de criação de hábitos, que ao adotá-los, será mais simples a administração no futuro. Mas é necessário dar o primeiro passo.

Por isso, hoje trouxemos 3 dicas simples para que você possa organizar o financeiro do petshop, para aumentar os lucros, investir na compra de produtos melhores e com isso conquistar mais clientes.

1. Crie um orçamento

Ao criar um plano orçamentário, você está traçando uma estratégia para conseguir gastar e economizar mensalmente. Você determinará, de acordo com seus planos, de quanto serão os gastos mensais.

Mas nessa conta devem entrar:

  • Compra de materiais;
  • Compra de produtos;
  • Pagamento de pessoal;
  • Pagamento de despesas fixas (água, luz, telefone, aluguel).

Além disso, você precisa definir o valor que será investido em uma poupança, para que você possa usar como capital de giro para novos investimentos no futuro. Isso é normal, visto que nos primeiros anos, os negócios não tendem a dar lucros altos, apenas após o terceiro ou quarto ano.

Por isso, no seu plano de orçamento indique:

  • Quais serão suas metas (curto, médio e longo prazo);
  • Quais as finanças serão priorizadas;
  • E quais os investimentos necessários.

Dessa forma, você conseguirá definir a sua atual situação financeira e quais são as possibilidades para o futuro, já que terá mapeado como está o presente. E principalmente, quais são as ações necessárias para organizar as finanças do petshop.

2. Pague-se primeiro

Um dos maiores erros de um empreendedor, de qualquer segmento, é não ter o seu salário oriundo do seu negócio, ou seja, acaba-se misturando as finanças da empresa com as suas pessoais.

De acordo com dados divulgados pelo SEBRAE, mais de 25% das empresas não conseguem passar dos primeiros dois anos de empreendimento. E um dos principais motivos é a desorganização nas finanças, e gastos acima do esperado e necessário.

Nesse momento, as contas acabam se misturando e todas saem do mesmo bolso, e sem que o empreendedor perceba, não sobra dinheiro para comprar novos produtos, pagar funcionários e ter um capital giro. Dessa forma, começam os primeiros problemas financeiros.

Contudo, para evitar que isso aconteça com o seu negócio, defina qual será o valor do seu salário mensal, que também é conhecido como pró-labore. Você estipula esse valor, considerando os lucros obtidos no negócio e os valores das despesas fixas e variáveis.

Dessa forma, todas as contas pessoais e gastos adicionais (mercado, passeios, viagens, roupas, entre outros) devem ser pagos com o valor do pró-labore. E o valor que não entrou nessa conta será para o negócio, para pagamento de contas, funcionários, compras de novos produtos e formação de capital de giro.

3. Acompanhe seus gastos

Agora que você tem metas estabelecidas e salário definido, chegou o momento de acompanhar a evolução dos seus gastos. Existem várias formas para que você possa organizar o financeiro do seu petshop. No entanto, você precisa entender como o dinheiro do seu negócio está sendo investido.

Contudo, existem algumas maneiras de acompanhar seus gastos a cada mês, veja a seguir.

Escolha um bom software de gestão

Existem vários softwares e aplicativos de gestão orçamentária no mercado, que conectam sua conta corrente empresarial com o caixa, emitindo relatórios em tempo real, possibilitando um gerenciamento mais efetivo em relação aos gastos e receita.

Use caneta e papel para controlar seus gastos

A tecnologia ajuda a automatizar o processo de rastreamento de seus gastos, mas algumas pessoas preferem anotar suas compras e despesas à mão. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais conectado aos seus gastos e mais ciente de para onde seu dinheiro está indo a cada mês.

Se você faz muitas compras com dinheiro de produtos e novos materiais, usar caneta e papel pode ser a maneira mais conveniente de controlar os gastos.

No entanto, você não precisa abandonar 100% a tecnologia, ao final de cada semana, quinzenalmente ou mensalmente, você pode incluir todas as despesas e receitas que foram anotadas no papel em um software ou aplicativo, para que seja possível gerar dados e gráficos para acompanhar a evolução financeira do seu negócio.

Acompanhar os gastos não apenas ajuda a evitar ultrapassar seu orçamento.

Também pode lhe dar uma ideia mais realista de como você usa seu dinheiro a cada mês. Depois de acompanhar seus gastos por um mês ou dois, você pode voltar ao seu orçamento e fazer ajustes para que ele reflita com mais precisão como você está vivendo.

Agora que você já sabe como manter organizar o financeiro do seu petshop, não esqueça de acompanhar nosso blog para mais notícias e dicas da área.

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